quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Seleção feminina vai brigar pelo ouro no vôlei

Depois de quatro eliminações consecutivas em semifinais olímpicas, a Seleção Brasileira feminina enfim conquistou a inédita vaga na final do torneio olímpico de vôlei, nesta quinta-feira, nos Jogos Olímpicos de Pequim. O triunfo veio em cima da China, atual campeã olímpica, por 3 sets a 0 (27-25, 25-22 e 25-14). Na final, no sábado, as brasileiras vão disputar a medalha de ouro com a seleção dos Estados Unidos. A China enfrenta Cuba na briga pelo bronze.

Com a vitória, a Seleção feminina espantou um trauma de quatro derrotas seguidas em semifinais olímpicas. Em Barcelona-1992, perdeu para a ex-União Soviética. Quatro anos depois, em Atlanta-1996, foi derrotada por Cuba, mesma algoz em Sydney-2000. Já em Atenas-2004, perdeu para a Rússia, em traumática derrota após estar vencendo por 24 a 19, no quarto set, com 2 a 1 no placar.

A partida começou favorável para as chinesas, que rapidamente abriram uma pequena vantagem no placar. A história mudou quando a equipe brasileira encaixou um bloqueio certeiro e igualou as ações. Mas vencer a China, ainda mais em casa, não seria uma tarefa fácil. O set seguiu equilibrado até o momento decisivo, quando Fabiana entrou para reforçar o bloqueio e não decepcionou. Ponto para o Brasil, que fechou o primeiro set com Sheila.

O equilíbrio no segundo set foi reflexo do primeiro, mas quem tinha o comando do placar era o Brasil. No entanto, dois erros seguidos permitiram o empate. Com mais confiança e um bloqueio eficiente, as brasileiras se recuperaram e, mais uma vez, nos último pontos, tiveram mais concentração que as chinesas, que erraram muito. Com quatro set points, o Brasil só conseguiu fechar no terceiro, com um erro de saque adversário.

As chinesas acusaram o golpe sofrido nos dois primeiros sets. A tarefa brasileira foi menos complicada na última etapa. Com relativa tranquilidade, a equipe deu um show e abriu uma vantagem considerável ainda no início. O sonho da primeira final olímpica estava próximo, mas a lição do passado não permitia nenhum tipo de descontração. Aplicadas, as jogadoras brasileiras não decepcionaram dessa vez e, em grande estilo, despacharam as atuais campeãs olímpicas e vão brigar pela medalha de ouro.

Nenhum comentário: