sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vôlei de Praia - Invictos, Alison e Harley avançam às oitavas de final na Polônia

(Emanuel, ao lado de Ricardo, venceu os desafios desta quinta e avançou às oitavas, na Polônia)

Invictos na competição, Alison e Harley venceram as duas partidas desta quinta-feira, e avançaram às oitavas de final na etapa polonesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, realizada na cidade de Myslowice. Até agora, os brasileiros não perderam nenhum set. Eles superaram os poloneses Jennings e Fuerbringer, parciais de 21/12 e 21/13, e a duplas da Estônia Kais e Vesik, parciais de 21/15 e 23/21. Nesta sexta, a parceria enfrenta os holandeses Boersma e Paulides.

Ricardo e Emanuel também venceram as duas partidas do dia, e estão classificados para as oitavas de final. Eles vão encarar os americanos Jennings e Fuerbringer.

Os medalhistas de bronze em Pequim tiveram um pouco mais de dificuldades. Ricardo e Emanuel ganharam os dois jogos, mas perderam um set na primeira partida, vencida por 2 sets a 1 (21/19, 17/21 e 15/12) contra os tchecos Kubala e Benes. No segundo jogo, os brasileiros superaram os austríacos Gosch e Horst, por 2 sets a 0 (21/16 e 25/23).

Enquanto isso, as duplas Márcio/Fábio Luiz e Pedro Cunha/Pedro Solberg perderam um de seus jogos e terão que batalhar por uma vaga na repescagem.

Vôlei de Praia - Juliana e Larissa vencem em Seul e enfrentam Renata e Val nas oitavas


Uma das partidas das oitavas de final da etapa de Seul do Circuito Mundial de Vôlei de Praia será verde-e-amarela. As tricampeãs mundiais, Juliana e Larissa, vão enfrentar as compatriotas Renata e Val na madrugada de sábado, dia 30. A final da competição será no domingo.

- Renata e Val formam uma dupla nova e de qualidade. Já nos enfrentamos duas vezes no circuito nacional e acabamos perdendo na semifinal em Curitiba, que era o meu primeiro torneio no ano, e depois na final em São José dos Campos, na etapa seguinte. Eu ainda estava adquirindo meu melhor ritmo de jogo e espero que agora a história seja bem diferente - afirmou Juliana.

Após duas vitórias na madrugada desta quinta-feira, Juliana e Larissa avançaram no torneio. A dupla brasileira passou pelas espanholas Liliana e Baquerizo, com 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 24/22. Em seguida, nova vitória por 2 a 0, desta vez contra as chinesas Xue e Zhang, parciais 21/18 e 21/17.

Já Renata e Val conquistaram a vaga no qualifying. Cabeças-de-chave número 1, Renata e Val levaram apenas 33 minutos para derrotar as japonesas Tanaka e Hiromi por 2 a 0, parciais 21/14 e 21/18.

Outras duplas brasileiras

Na próxima fase, Talita e Maria Elisa jogarão contra as holandesas Van Iersel e Keizer, enquanto Maria Clara e Carol estarão frente a frente com as tchecas Klapalova e Petrova.

Como não haverá jogos nesta sexta-feira, dia 29, em razão da morte do ex-presidente da Coréia do Sul, Roh Moo hyn, as oitavas e quartas de final serão todas disputadas no sábado. Juliana e Larissa aproveitarão o dia de folga para assistir vídeos das próximas adversárias, Renata e Val, com o treinador Reis Castro.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Seleção Masculina - Caras novas da seleção masculina de vôlei são velhos conhecidos na Itália

(Leandro Vissoto se apresentou nesta segunda, em Saquarema)

Eles são caras novas no time de Bernardinho. Leandro Vissoto e João Paulo Bravo ainda são “estranhos” na seleção masculina de vôlei, mas os dois já se conhecem há tempos. Em lados opostos da quadra na final do Campeonato Italiano nesta temporada, o oposto Leandro, do Trentino, e o ponteiro João Paulo, do Piacenza, disputaram o título do torneio.

Ambos se apresentaram na última segunda-feira, no Centro de Desenvolvimento, em Saquarema, e já começaram os treinamentos para a Liga Mundial 2009. Com grande experiência no exterior, os atletas acreditam que podem ter alguma vantagem.

- Lá fora, jogamos contra os principais adversários do Brasil nas competições. Com isso, não seremos surpreendidos. Por essa experiência, sabemos os pontos fortes e fracos dos nossos adversários. Podemos passar isso para nossos companheiros nos treinamentos e nos jogos - conclui Leandro, o mais alto do grupo, com 2,12m, e que já fez parte da seleção na Copa América de 2008.

Há sete anos atuando no exterior, João Paulo, de 30 anos, mostra tranquilidade e confiança para integrar o grupo brasileiro neste novo ciclo olímpico.

- Sei que não sou tão jovem, mas estou pela primeira vez convocado para a seleção adulta. Quero aproveitar meu bom momento e ajudar o grupo a continuar conquistando bons resultados para o Brasil. Não penso muito no futuro. Acho que é o momento para me manter no grupo e de aproveitar minhas chances na Liga Mundial. Penso em uma coisa de cada vez – finaliza.

Amistosos continuam na Europa

Depois de vencer três jogos contra a Alemanha, o Brasil está na França, onde, nesta sexta-feira, estreará no Torneio da França de Voleibol, contra a Espanha, campeã europeia, às 13h (horário de Brasília), na cidade de Dunkerque. No dia seguinte, a seleção brasileira jogará contra a França, às 12h30m, em Tourcoing. No último confronto da competição, que serve de preparação para a Liga Mundial 2009, a equipe jogará, no domingo, às 11h, contra a França B, também em Tourcoing.Adicionar imagem

Vôlei de Praia - Márcio e Fábio avançam para o qualifying da etapa polonesa do Circuito Mundial

(Márcio brilha no ataque e dupla segue na luta para entrar no torneio principal na Polônia)

Os vice-campeões olímpicos Márcio e Fábio Luiz garantiram, nesta terça-feira, uma vaga no qualifying da etapa Myslowice (Polônia) do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Caso avancem, eles se juntarão a Ricardo/Emanuel, Alison/Harley e Pedro Cunha/Pedro Solberg na luta pelo título do torneio.

Para chegar ter chances de entrar no torneio principal, a dupla passou por três parcerias de compatriotas no country-cota (torneio preliminar entre parcerias de um mesmo país) da etapa.

Na primeira rodada, os atletas derrotaram Thiago e Jan por 2 sets a 0 (21/15 e 21/18) após 44 minutos. Com o resultado, a dupla medalhista de prata em Pequim deu o troco após a derrota sofrida em Roma, há duas semanas, que custou a eliminação ainda no country-cota.

No jogo que valia vaga brasileira no qualifying, Márcio e Fábio tiveram pela frente Hevaldo e Benjamin, que haviam eliminado Franco/Beto Pitta. Os favoritos levaram a melhor por 2 a 0, com parciais de 21/17 e 21/12.

O torneio principal da etapa de Myslowice terá início na próxima quinta-feira. A competição não conta com a participação das duplas femininas, que disputam a etapa de Seul (Coréia do Sul) durante esta semana.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vôlei de Praia - Talita e Maria Elisa assumem a liderança do ranking mundial


Mesmo com a derrota na decisão, Talita e Maria Elisa deixam a cidade japonesa com importantes conquistas. A dupla assumiu a liderança do ranking mundial com 1.320 pontos, contra 1.200 de Juliana/Larissa e da dupla alemã Goller/Ludwig.

- Tivemos uma grande chance de vencer no tie-break, mas não aproveitamos. Fizemos 13/10, mas cometemos erros e facilitamos a reação delas. Mas saímos de Osaka satisfeitas, já que com este resultado alcançamos duas metas importantes: a classificação para o Campeonato Mundial e pontuação suficiente para entrar no ranking - diz Talita.

As duplas brasileiras se preparam para a quarta etapa do Circuito Mundial, que acontecerá na próxima semana, na cidade de Seul, na Coreia do Sul. Renata e Val, que terão que disputar o qualifying, estrearão na madrugada de quarta-feira, dia 27 de maio. Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Maria Clara/Carolina, garantidas no torneio principal, iniciam suas participações na madrugada de quinta-feira, dia 28 de maio.

Com seis triunfos em Osaka, Juliana e Larissa chegaram a 582 vitórias na carreira. No Circuito Mundial deste ano, a dupla brasileira venceu também a etapa de Brasília, disputada em abril. A partir da próxima quinta-feira, as brasileiras participaram da etapa de Seul, capital da Coréia do Sul.

Vôlei de Praia - Juliana e Larissa ganham etapa de Osaka do Circuito Mundial de vôlei de praia


A dupla Juliana e Larissa conquistou, na madrugada deste domingo, o título da terceira etapa do Circuito Mundial 2009 de Vôlei de Praia, disputada em Osaka (Japão). Na decisão, as tricampeãs mundiais ganharam o duelo nacional contra Talita e Maria Elisa. A final foi muito equilibrada, com vitória de Juliana e Larissa por 2 sets a 1, parciais de 26/24, 19/21 e 18/16.

A medalha conquistada neste domingo é a terceira da dupla na cidade japonesa. Além do ouro em 2008, Juliana e Larissa conquistaram também a prata em 2005. O resultado mantém o Brasil como o único campeão de etapas do Circuito Mundial 2009, já que Juliana/Larissa venceu em Brasília (DF), na abertura da temporada, e Talita/Maria Elisa conquistou o ouro em Xangai, na China.

A decisão na cidade japonesa foi extremamente equilibrada. No primeiro set, vitória de Juliana/Larissa por 26/24. Na segunda parcial, Talita e Maria Elisa reagiram e venceram por 21/19, igualando o placar. No set desempate, triunfo apertado das tricampeãs do Circuito Mundial e o título garantido: 18/16.

- Talita e Maria Elisa formam uma dupla muito forte. Tanto elas quanto nós formamos parcerias jovens, que provavelmente se enfrentarão muitas vezes no Circuito Mundial e no Circuito Nacional nas próximas temporadas. Acredito que todas estas partidas serão muito equilibradas e mostrarão o melhor do vôlei de praia brasileiro - afirma Larissa, eleita a melhor jogadora da etapa japonesa.

A dupla comemorou ainda o retorno às conquistas após ficar fora da etapa chinesa, a segunda do ano, quando Juliana sentiu um problema nas costas às vésperas da estreia.

- Não estava me sentido bem e achei melhor não colocar meu corpo numa situação de sacrifício após ficar nove meses afastada das areias por uma cirurgia complicada como a que fiz no joelho. Prefiro me recuperar com calma do que entrar em quadra tendo que me segurar, jogar abaixo do que posso - conta Juliana.

Na semifinal, Juliana e Larissa derrotaram as holandesas Van Iersel e Keizer por 2 sets a 0, parciais de 21/11 e 21/18, em 39 minutos. Talita e Maria Elisa derrotaram as norte-americanas Tyra Turner e Angie Akers por 2 sets a 0 (21/15 e 21/11), em 34 minutos.

Seleção Masculina - Com formação diferente, Brasil vence mais um amistoso contra a Alemanha


Com uma equipe titular bem diferente da que venceu dois amistosos contra Alemanha nesta semana, a seleção brasileira masculina de vôlei voltou a superar a dona da casa, desta vez em Darmstadt, por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/23 e 25/22.

Nesta terceira partida, o técnico Bernardinho entrou em quadra com Marlon, Leandrão, João Paulo, Léo Mineiro, Sidão, Éder e o líbero Mario Jr. Em relação aos duelos anteriores, apenas João Paulo foi mantido como titular. A formação que começou os outros dois jogos tinha Sidão, Bruninho, Murilo, Rivaldo, Lucão e o líbero Serginho

O próprio João Paulo foi o maior pontuador do jogo, com 20. O oposto Leandrão também se destacou, com 14 pontos.

- Queremos trabalhar com um grupo de até 20 jogadores. Todos que estão aqui têm condições de vestir a camisa da seleção brasileira e esse jogo foi muito importante para observarmos esses novos valores em ação. Pude fazer algumas modificações e ver a evolução dos atletas - explica Bernardinho.

A seleção brasileira ganhou elogios até do técnico da Alemanha, o argentino Raúl Lozano.

- Mesmo entrando em quadra com uma formação diferente das outras partidas, o Brasil manteve o alto nível. A seleção brasileira não conta somente com seis jogadores, mas sim com um grupo. Estamos num nível diferente e, com muito trabalho, podemos evoluir. Esses jogos foram muito importantes para nós, mas eu não fiquei tão feliz por ter perdido todos.

Depois dos três triunfos diante da seleção alemã, o time comandado pelo técnico Bernardinho permanecerá na Europa por mais uma semana, e enfrentará Espanha, França e França A, a partir de sexta-feira (dia 29 de maio), no torneio da França de vôlei.

O primeiro duelo será a Espanha, às 13h. No sábado, a rival será a França, às 12h30m, e, no domingo, o Brasil encara a França B às 11h (horários de Brasília).

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Seleção Masculina - Após vitória em Pequim, Brasil volta a enfrentar Alemanha em amistoso


Depois do confronto entre as seleções de Alemanha e Brasil nos Jogos de Pequim, as duas equipes voltarão a se encontrar nesta sexta-feira, na cidade de Duren, às 14h30m (horário de Brasília). Este será o primeiro de três amistosos. E, assim como nas Olimpíadas, quando os alemãs foram derrotados por 3 a 0, os brasileiros continuam favoritos. Mas a alemãss prometem jogar duro e aproveitar a oportunidade para treinar para competições europeias importantes.


Presente no time que disputou as Olimpíadas, o líbero Serginho lembra que a equipe brasileira teve trabalho contra os alemães. Mais uma vez frente a frente com o time europeu, Serginho se diz preparado para ser "bombardeado".


- Em Pequim, não foi um jogo fácil. Eles têm como característica um saque muito forte, que complica o jogo adversário. Além disso, também têm uma equipe alta. Agora, com essa renovação, eles aliarão estes dois pontos fortes à juventude e a uma vontade ainda maior. Não será fácil vencê-los. Estas partidas serão importantes para dar uma rodagem importante para o nosso grupo, principalmente para os meninos que estão chegando agora - analisa Serginho.

Assim como a seleção brasileira, a alemã também passa por um momento de renovação e está em preparação para competições importantes: Liga Europeia e Campeonato Europeu. Dos 12 atletas que representaram o voleibol alemão nos Jogos de Pequim, apenas cinco continuam na equipe, que também trocou de treinador. O argentino Raul Lozano, ex-treinador da seleção polonesa, é o novo técnico. Na Polônia, Lozano conquistou o vice-campeonato mundial, em 2006.

Os alemães esperam usar os três confrontos com o Brasil, definido por eles como o melhor time do mundo, para chegarem bem preparados aos jogos preliminares da Liga Europeia, que serão disputados de 29 a 31 de maio, e para a fase final do Campeonato Europeu, no final de setembro. Com isso em mente, Lozano já instruiu seu time para jogar duro contra os brasileiros.


A segunda partida entre Brasil e Alemanha será realizada no domingo, dia 24, na cidade de Tubingen, às 13h. No dia seguinte, em Darmstadt, às 15h, os times se enfrentam novamente.


Em seguida, os brasileiros irão para a França, onde enfrentam a Espanha, atual campeã européia na sexta, dia 29, às 13h, em Dunkerque. No sábado, 30, o Brasil jogará contra a França, às 12h30, em Tourcoing.

Vôlei de Praia - Duplas brasileiras avançam às oitavas com 100% de aproveitamento

As duplas femininas brasileiras começaram a etapa japonesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia com o pé direito e 100% de aproveitamento. Nesta quinta-feira, nas areias de Osaka, Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Renata/Val e Maria Clara/Carolina derrotaram suas adversárias e conquistaram vaga para as oitavas de final. O destaque foi a dupla campeã pan-americana Juliana e Larissa, que tive muita tranquilidade nos dois confrontos do dia.


Em 27 minutos, as brasileiras derrotaram as japonesas Sugayama e Kaneda por 2 sets a 0, parciais de 21/8 e 21/12. Na segunda rodada, novamente com facilidade, passaram pelas holandesas Remmers e Wesselink, também por 2 a 0 (21/11 e 21/16), após 34 minutos de partida.


- Eu e Juliana viajamos para o Japão com o objetivo de buscar uma medalha e as nossas duas primeiras vitórias nos empolgaram ainda mais. Vamos enfrentar as alemães nas oitavas e, se tudo der certo, disputaremos as quartas com outra dupla brasileira. Um duelo como esse é sempre emocionante - afirmou Larissa.


Nas oitavas de final, as tricampeãs do Circuito Mundial terão pela frente as jovens alemãs Julia Sude, de 21 anos, e Claudia Lehmann, de 23.


Com os resultados iniciais, as duplas brasileiras arrancam com força total na luta para manter a hegemonia do país nas areias orientais. Nas últimas dez edições da etapa japonesa do Circuito Mundial, a medalha de ouro ficou com uma dupla brasileira.


As vice-líderes do ranking mundial, as irmãs cariocas Maria Clara e Carolina precisaram de 36 minutos para bater as neozelandesas Scarlett e Blundell na estreia por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/11. Em seguida, derrotaram as canadenses Lessard e Martin por 2 a 0 (21/18 e 22/20), em 41 minutos. Nas oitavas, as filhas da ex-jogadora Isabel enfrentarão a recém formada dupla americana Tyra Turner e Angie Akers.


Confronto entre brasileiras nas oitavas


Outro duelo das oitavas de final nas areias de Osaka colocará frente a frente duas parcerias brasileiras: Talita/Maria Elisa e Renata/Val. As duplas decidiram as três primeiras etapas do Circuito Banco do Brasil 2009, com duas vitórias para Talita/Maria Elisa e outra para Renata/Val. A dupla vencedora do duelo nas areias japonesas avançará às quartas, enquanto a derrotada terá que buscar a vaga na repescagem.

Salonpas Cup não será realizada em 2009

A crise financeira mundial definitivamente chegou ao vôlei. Após problemas com os times brasileiros, que quase levaram Osasco e Joinville a deixarem o cenário nacional, a modalidade perdeu um de seus principais torneios internacionais. Nesta quarta-feira, a empresa japonesa, Hisamitsu Pharmaceutical, anunciou que não realizará a edição de 2009 do Salonpas Cup.


De acordo com a patrocinadora do evento, houve uma análise das possibilidades de mercado, e, devido à crise na economia mundial, não será possível realizar a competição neste ano.


A Salonpas Cup acontece no Brasil desde 2001 e conta com o tetracampeonato do Osasco e o tri do Rio de Janeiro. A única edição perdida pelos dois times foi a de 2003, conquistada pelo Pinheiros. Em 2008, a competição teve a participação do campeão italiano, Scavolini Pesaro, comandado pelo técnico da seleção brasileira, José Roberto Guimarães.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Seleção Masculina - Equipe brasileira viaja hoje para a Europa

A seleção brasileira adulta masculina de vôlei viaja hoje, para a Europa. O objetivo é dar mais experiência para o grupo, que, renovado, disputará a Liga Mundial 2009, com início previsto para o segundo final de semana de junho. E para os jogos contra Alemanha, Espanha, França e França B, o técnico Bernardinho levará 15 jogadores dos 19 inscritos na competição. Estes atletas treinam no Centro de Desenvolvimento do Voleibol – Saquarema (CDV-S), desde o início do mês de maio.

Os primeiros jogos do Brasil serão na Alemanha. Na SEXTA-FEIRA (22.06), o time comandado por Bernardinho enfrentará os donos da casa, às 14h30 (horário de Brasília), na cidade de Duren. No DOMINGO (24.05), na cidade de Tubingen, às 13h (horário de Brasília), os dois times estarão, novamente, frente a frente. No encerramento da série de jogos contra os alemães, o time verde-amarelo entrará em quadra na SEGUNDA-FEIRA (25.05), na cidade de Darmstadt, às 15h (horário de Brasília).

A partir daí, os brasileiros irão para a França, onde enfrentarão, na SEXTA-FEIRA (29.05), a Espanha - campeã européia-, às 13h (horário de Brasília), na cidade de Dunkerque. No dia seguinte – SÁBADO (30.05) –, o Brasil jogará contra a França, às 12h30 (horário de Brasília), em Tourcoing. No último confronto desta série, a equipe brasileira jogará no DOMINGO (31.05), às 11h (horário de Brasília), contra a França B, também em Tourcoing.

Após atuar na última temporada pelo Modena, da Itália, o meio-de-rede Sidão voltará à Europa, desta vez para vestir a camisa da seleção brasileira. Empolgado para o início da Liga Mundial, o atacante sabe da importância de enfrentar adversários competitivos antes do início da competição.

“Temos um grupo novo, que está sendo renovado agora. É importante enfrentar grandes times e chegar ‘redondo’ na Liga Mundial. Além disso, essas partidas servirão para o Bernardo avaliar alguns jogadores e para ele chegar mais tranquilo na competição”, afirma Sidão.

O meio-de-rede ainda fez questão de elogiar a escolha dos adversários. “A França sempre tem um time forte. A Alemanha disputou os últimos Jogos Olímpicos e a Espanha foi campeã européia derrotando grandes forças do voleibol mundial”, analisa Sidão.

OS JOGADORES QUE PARTICIPARÃO DOS AMISTOSOS

Bruno - levantador

Raphael - levantador

Eder – meio-de-rede

Leandrão – oposto

Sidão – meio-de-rede

Murilo – ponteiro

Léo Mineiro – ponteiro

Serginho - líbero

Thiago Alves – ponteiro

João Paulo – ponteiro

Tiago Barth – meio-de-rede

Rivaldo – oposto

Lucas – meio-de-rede

Marlon – levantador

Mario Jr. – líbero

Brasil estreia contra a Polônia na Liga Mundial

A seleção brasileira masculina adulta busca o oitavo título, e estreará na competição nos dias 13 e 14 de junho, às 10h, diante de sua torcida, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O adversário nas duas partidas será a Polônia. O Brasil está no grupo D, que também conta com Polônia, Venezuela e Finlândia,

Logo depois, nos dias 19 e 20 de junho, o time verde-amarelo irá até Brasília enfrentar a Finlândia, também às 10h, no ginásio Nilson Nelson.

Após os dois encontros com a torcida brasileira, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho jogará três rodadas fora do Brasil. A primeira será contra a Polônia, às 15h (horário de Brasília), no ginásio Lodz, na cidade de Mosir, nos dias 26 e 27 de junho. Ainda na Europa, será a vez de os brasileiros entrarem em quadra na Finlândia. Nos dias 03 e 04 de julho, Finlândia e Brasil estarão frente a frente, às 12h30 (horário de Brasília), no ginásio Tampere Ice Hall, na cidade de Tampere.

Na semana seguinte, a seleção brasileira voltará à América do Sul. O confronto será contra a Venezuela, nos dias 10 e 12 de julho, às 20h e 15h (horário de Brasília), respectivamente, no ginásio Poliedro de Caracas, em Caracas.

No encerramento da fase intercontinental, o Brasil jogará em casa. Será a vez de a cidade de Belo Horizonte receber os craques. Os confrontos serão contra a Venezuela, no ginásio Mineirinho, nos dias 18 e 19, às 10h.

Para Ary Graça, presidente da CBV, a Liga Mundial será o início de um novo ciclo. “Nos últimos anos, a seleção brasileira masculina conquistou todos os títulos possíveis. Em 2009, a equipe passará por um processo de renovação. Brasília, São Paulo e Belo Horizonte terão, mais uma vez, a oportunidade de verem a equipe que é motivo de orgulho para todos nós”, destaca Ary.

De acordo com Fábio Azevedo, superintendente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), novamente, a Liga Mundial proporcionará um entretenimento familiar ao povo brasileiro e aproximará os fãs de seus ídolos.

“Os amantes do esporte terão, mais uma vez, três grandes oportunidades de estarem perto dos ídolos do voleibol masculino brasileiro. Quem for aos ginásios pode ter a certeza que terá, além de grandes partidas, um espetáculo, com muita segurança e diversão para todos. Todos os anos, procuramos incrementar nossa estrutura para atender ainda melhor nossos torcedor”, diz Fábio Azevedo.

Atual campeão, o time dos Estados Unidos está na chave A, junto com Itália, China e Holanda. Sérvia, França, Coréia do Sul e Argentina formam o grupo B, enquanto Rússia, Bulgária, Japão e Cuba estão na chave C.

FASE FINAL

A fase final da competição será disputada em Belgrado, na Sérvia, entre os dias 22 e 26 de julho. Estarão classificados para os jogos decisivos os primeiros colocados dos quatro grupos da fase intercontinental, a Sérvia (sede) e mais um convidado pela FIVB.

Ingressos para Brasil x Polônia já estão à venda

A venda de ingressos para os dois primeiros jogos da seleção brasileira masculina de vôlei na Liga Mundial 2009 começa nesta SEGUNDA-FEIRA (18.05). A estreia do Brasil será contra a Polônia, nos dias 13.06 (SÁBADO) e 14.06 (DOMINGO), no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Os dois confrontos serão realizados a partir das 10h.

A venda de ingressos para as duas primeiras partidas será realizada pelo site www.ticketmaster.com.br e pelo Call Center, disponível no telefone (11) 2846-6000 para a cidade de São Paulo e no telefone 0300-789-6846 para as demais localidades.

Os torcedores de todo o Brasil ainda poderão garantir suas entradas em vários pontos de vendas espalhados por algumas das principais cidades brasileiras (conferir abaixo).

PREÇOS DOS INGRESSOS

Arquibancada – R$ 30 (meia-entrada R$ 15)

Cadeiras superior – R$ 40 (meia-entrada R$ 20)

Cadeiras – R$ 60 (meia-entrada R$ 30)

*** Cada torcedor poderá comprar até seis ingressos.

*** Estudantes e idosos terão direito a meia-entrada. Para isso, precisarão apresentar seus documentos de identificação (carteira de estudante e identidade, respectivamente) no ato da compra e na entrada do ginásio, já que os ingressos de meia-entrada serão nominais.

PONTOS DE VENDA

SÃO PAULO

FNAC - Paulista, Pinheiros, Shopping Morumbi.

SARAIVA MEGASTORE - Morumbi Shopping, Shopping Eldorado, Shopping Ibirapuera, Shopping Anália Franco e Shopping Center Norte, Paulista

Teatro Abril - Bela Vista

Auditório Ibirapuera – Moema e Shopping Iguatemi

ABC E INTERIOR

FNAC Campinas - Shopping Parque Dom Pedro

Saraiva Iguatemi Campinas

Ipiranga Gravatinha Santo André

RIO DE JANEIRO

FNAC Barra

Saraiva Megastore - Rio Sul e Norte Shopping

Modern Sound – Copacabana

BELO HORIZONTE

Livraria Leitura - Savassi e BH Shopping

Bilheteria do Chevrolet Hall

CURITIBA

FNAC

BRASÍLIA

FNAC

PORTO ALEGRE

SET TRAVEL

Fonte: www.cbv.com.br

terça-feira, 19 de maio de 2009

Seleção Feminina - Zé Roberto já treina a Seleção em Saquarema

O técnico da seleção brasileira adulta feminina de vôlei, campeã olímpica em Pequim, José Roberto Guimarães, chegou nesta segunda-feira (18.05) ao Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV-S), em Saquarema. Nove dias após a conquista do título do campeonato italiano, com a equipe Scavolini Pesaro, Zé Roberto volta agora as atenções para o time brasileiro, que disputará este ano sete competições. A imprensa poderá conversar com o treinador e as jogadoras nesta quinta-feira (20.05), em Saquarema. O treino estará aberto para imagens a partir das 9h30.

Esta será a sétima temporada de Zé Roberto no comando da seleção feminina, e o primeiro compromisso do ano, o Torneio Montreux Volley Master, na Suíça, em junho, será o 25º campeonato do treinador à frente do time. O Brasil buscará o tetracampeonato do Montreux (95, 2005 e 2006), e a Alemanha será a adversária da estreia, no dia 9. Depois será a vez da China (11.06) e da Polônia (12.06). No outro grupo, jogarão Itália, Cuba, Japão e Holanda.

Após a Montreux, o Brasil jogará a Copa Pan-Americana, em Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 24 de junho e 5 de julho. Em seguida, a seleção buscará a classificação para o Campeonato Mundial de 2010, em um torneio continental disputado na cidade de Contagem (MG), entre os dias 22 e 26 de julho.

A luta pelo octacampeonato do Grand Prix acontecerá de 31 de julho a 23 de agosto. Na primeira fase da competição, o time brasileiro jogará contra Porto Rico, Alemanha e Estados Unidos, no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de julho a 2 de agosto. Em seguida, em Macau, de 7 a 9 de agosto, o Brasil terá pela frente China, Polônia e Tailândia. Na terceira semana da fase classificatória, na Coreia do Sul, entre os dias 14 e 16, além das donas da casa, Japão e Alemanha são as outras adversárias. Seis equipes lutarão pelo título entre os dias 19 e 23 de agosto, em Tóquio, no Japão.

As jogadoras voltarão à quadra para jogar o II Final Four, entre os dias 7 e 13 de setembro, na cidade de Araraquara, em São Paulo. Em seguida, de 30 de setembro a 4 de outubro, em Porto Alegre, o Brasil buscará manter a hegemonia continental na disputa do Campeonato Sul-Americano. A vitória no Sul-Americano garantirá as brasileiras na última competição internacional do ano: a Copa dos Campeões, entre 10 e 15 de novembro, no Japão.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

LIGA MUNDIAL 2009: Seleção masculina embarca para a Europa na próxima semana

Diz um ditado popular que o sucesso é mais atitude do que aptidão. No entanto, para se ter atitude de vencedor, busca-se, principalmente no esporte, experiência. Para atingir essa rodagem, a seleção brasileira masculina adulta de vôlei embarcará, na próxima QUARTA-FEIRA (20.05), para a Europa, com o objetivo de dar mais bagagem aos jogadores que disputarão a Liga Mundial 2009, a primeira competição internacional do ano.

Repleto de caras novas, o time brasileiro parte em direção à Alemanha e à França, onde fará uma série de amistosos contra adversários europeus. Na viagem, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho jogará seis vezes: três contra a Alemanha (22, 24 e 25.05), uma contra a Espanha (29.05), uma contra a França (30.05) e, no encerramento da sequência de amistosos, uma contra a França B (31.05).

Cinete da qualidade do grupo que tem em mãos, o treinador brasileiro espera que esses jogos sirvam como teste para os desafios deste ano de renovação.

“Estamos procurando dar uma maior rodagem a esses atletas. Eles têm que se acostumar com a seleção brasileira, a vestir esta camisa e sentir a importância disso. Jogaremos contra grandes equipes e, sem dúvida, será muito importante para nós”, afirma Bernardinho.

Conscientes do objetivo da excursão, os jogadores querem entrar com tudo nos amistosos para chegarem 100% na estreia da Liga Mundial 2009, contra a Polônia, nos dias 13 e 14 de junho, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

“A geração anterior tinha como característica chegar ao auge nas finais da competição. Como esse nosso grupo aqui é mais jovem, acredito que todos vão estar voando já no início da Liga Mundial 2009. Todos querem mostrar trabalho desde cedo e assegurar seu espaço. Por isso, esses amistosos são muito importantes. Vamos enfrentar três times bons e não começaremos a competição sem ter enfrentado ninguém. Os jogos darão um ritmo legal e conseguiremos nos entrosar”, diz o ponteiro João Paulo, uma das novas caras do Brasil.

Além dos seis confrontos que fará pela Europa, o time brasileiro treina no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV-S) desde a última semana. Mesmo assim, os atletas sabem que não dá para comparar o trabalho realizado no CDV-S com uma partida.

“A viagem será muito importante para nós. Nos treinamentos, a gente não tem as mesmas dificuldades que encontramos nas partidas. O treino é, às vezes, até mais pesado, já que trabalhamos também a parte física, mas é no jogo que a gente vai sentir a pressão, a adrenalina de não poder errar em certos momentos. O time precisa disso, precisa de `corpo´ e são jogos fundamentais para que entremos bem na Liga Mundial”, ressalta o levantador Bruno.

Além da evolução tática e técnica da equipe nesses amistosos, os jogadores ainda apontam outro ponto positivo na viagem à Europa: a consolidação do grupo.

“É sempre bom para nossa preparação jogar contra grandes times. Temos um grupo bastante novo, gente que nunca atuou junto e que necessita muito de entrosamento. Além disso, precisamos, cada vez mais, estarmos juntos. Já somos um grupo onde prevalece a amizade. Todos aqui se cobram muito, mas precisamos nos conhecer cada vez mais, sofrer mais juntos para ficarmos cada vez mais fortes juntos”, conclui o meio-de-rede Eder.

Depois da série de amistosos, a seleção brasileira voltará ao Brasil e continuará a rotina de treinamentos, visando a Liga Mundial 2009, no CDV-S.

Preparação visa à disputa da Liga Mundial 2009

Vôlei de Praia - Pedro Cunha e Pedro Solberg levam a prata na etapa de Roma do Mundial

Os cariocas Pedro Cunha e Pedro Solberg ficaram com a medalha de prata da terceira etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia, em Roma. Neste domingo, eles perderam a final para os alemães Brink e Reckermann: 2 sets a 1 (26/28, 22/20 e 13/15). Na decisão do terceiro lugar, Alison e Harley derrotaram Emanuel e Ricardo por 2 a 0 (21/12 e 23/21).

Foi o segundo pódio de Pedro Cunha e Pedro Solberg. Em Xangai, eles também ficaram com a prata. Em Roma, precisaram voltar da repescagem para subir ao pódio no torneio.

- Fizemos um torneio de recuperação, perdemos nas quartas de final para Emanuel e Ricardo, mas tivemos forças para voltar à chave principal, e essa é uma das maiores características da nossa equipe, a superação, nunca deixamos de acreditar e nosso esforço foi recompensado com esse pódio – disse Pedro Cunha.

Presidente da CBV quer que árbitros expliquem cada marcação ao microfone

A cada marcação da arbitragem numa partida de vôlei, os gestos dos juízes nem sempre são compreendidos pelos torcedores. A confusão, no entanto, pode estar com os dias contados. O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça, quer implantar no Brasil um hábito diferente: que os árbitros expliquem ao público, com microfones, o que aconteceu em cada marcação.

- O vôlei mudou muito nos últimos anos. As regras, a quadra, e isso seria uma outra evolução muito grande. Existe a resistência de alguns árbitros, que obviamente ficariam mais expostos. Mas eu quero que o público entenda, porque os gestos são incompreensíveis. A gente tem que agradar o público, o espetáculo é o mais importante – afirmou Ary Graça nesta quinta-feira.

A ideia é, em vez de apenas fazer os gestos, explicar ao público se houve toque na rede, desvio no bloqueio, bola fora, e assim por diante.

A proposta de Ary Graça já foi encaminhada à Federação Internacional da modalidade e está sendo avaliada. Ainda não há uma data definida, mas o presidente da CBV quer implantar a novidade no Brasil o quanto antes.

Bola com Chip



















A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lançou, nesta quinta-feira, a bola com chip, para auxiliar os árbitros nas marcações e esclarecer jogadas duvidosas. A novidade, apresentada no ginásio José Côrrea, em Barueri, foi testada pelo time do São Bernardo, quarto colocado da última Superliga.

A nova tecnologia permitirá saber, com precisão, se as bolas caíram dentro ou fora da quadra, além da velocidade no momento dos ataques. O sistema funciona de maneira integrada. Para o funcionamento do aparelho é necessária a instalação de antenas, câmeras e do tapete oficial da quadra de vôlei. Assim, a informação chega ao palm top, em poder do árbitro do jogo.

- Mais uma vez, o voleibol brasileiro está à frente dos demais países. Esta inovação pioneira com certeza será benéfica para o esporte como um todo. Só temos a ganhar com esta nova tecnologia. Nossa ideia é levar projeto para ser avaliado pela Federação Internacional. Mas, como presidente da Confederação Sul-Americana e da União Pan-Americana, dou a certeza de que ele poderá ser utilizado nos torneios nas Américas - destacou Ary Graça, presidente da CBV, por intermédio de sua assessoria de imprensa.

O dirigente lembrou que o sistema não substituirá os árbitros auxiliares, que continuarão em quadra para marcarem outras infrações que possam interferir diretamente no jogo.