segunda-feira, 18 de maio de 2009

LIGA MUNDIAL 2009: Seleção masculina embarca para a Europa na próxima semana

Diz um ditado popular que o sucesso é mais atitude do que aptidão. No entanto, para se ter atitude de vencedor, busca-se, principalmente no esporte, experiência. Para atingir essa rodagem, a seleção brasileira masculina adulta de vôlei embarcará, na próxima QUARTA-FEIRA (20.05), para a Europa, com o objetivo de dar mais bagagem aos jogadores que disputarão a Liga Mundial 2009, a primeira competição internacional do ano.

Repleto de caras novas, o time brasileiro parte em direção à Alemanha e à França, onde fará uma série de amistosos contra adversários europeus. Na viagem, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho jogará seis vezes: três contra a Alemanha (22, 24 e 25.05), uma contra a Espanha (29.05), uma contra a França (30.05) e, no encerramento da sequência de amistosos, uma contra a França B (31.05).

Cinete da qualidade do grupo que tem em mãos, o treinador brasileiro espera que esses jogos sirvam como teste para os desafios deste ano de renovação.

“Estamos procurando dar uma maior rodagem a esses atletas. Eles têm que se acostumar com a seleção brasileira, a vestir esta camisa e sentir a importância disso. Jogaremos contra grandes equipes e, sem dúvida, será muito importante para nós”, afirma Bernardinho.

Conscientes do objetivo da excursão, os jogadores querem entrar com tudo nos amistosos para chegarem 100% na estreia da Liga Mundial 2009, contra a Polônia, nos dias 13 e 14 de junho, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

“A geração anterior tinha como característica chegar ao auge nas finais da competição. Como esse nosso grupo aqui é mais jovem, acredito que todos vão estar voando já no início da Liga Mundial 2009. Todos querem mostrar trabalho desde cedo e assegurar seu espaço. Por isso, esses amistosos são muito importantes. Vamos enfrentar três times bons e não começaremos a competição sem ter enfrentado ninguém. Os jogos darão um ritmo legal e conseguiremos nos entrosar”, diz o ponteiro João Paulo, uma das novas caras do Brasil.

Além dos seis confrontos que fará pela Europa, o time brasileiro treina no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV-S) desde a última semana. Mesmo assim, os atletas sabem que não dá para comparar o trabalho realizado no CDV-S com uma partida.

“A viagem será muito importante para nós. Nos treinamentos, a gente não tem as mesmas dificuldades que encontramos nas partidas. O treino é, às vezes, até mais pesado, já que trabalhamos também a parte física, mas é no jogo que a gente vai sentir a pressão, a adrenalina de não poder errar em certos momentos. O time precisa disso, precisa de `corpo´ e são jogos fundamentais para que entremos bem na Liga Mundial”, ressalta o levantador Bruno.

Além da evolução tática e técnica da equipe nesses amistosos, os jogadores ainda apontam outro ponto positivo na viagem à Europa: a consolidação do grupo.

“É sempre bom para nossa preparação jogar contra grandes times. Temos um grupo bastante novo, gente que nunca atuou junto e que necessita muito de entrosamento. Além disso, precisamos, cada vez mais, estarmos juntos. Já somos um grupo onde prevalece a amizade. Todos aqui se cobram muito, mas precisamos nos conhecer cada vez mais, sofrer mais juntos para ficarmos cada vez mais fortes juntos”, conclui o meio-de-rede Eder.

Depois da série de amistosos, a seleção brasileira voltará ao Brasil e continuará a rotina de treinamentos, visando a Liga Mundial 2009, no CDV-S.

Preparação visa à disputa da Liga Mundial 2009

Nenhum comentário: