sábado, 15 de maio de 2010

Liga Mundial - 'Não teremos o melhor time na estreia da Liga Mundial', afirma Bernardinho


Bernardinho está preocupado com a seleção brasileira. A menos de um mês para a estreia da Liga Mundial, o técnico ainda não pode contar com todos os 19 jogadores convocados e os que já se apresentaram não estão em boas condições físicas. No CT de Saquarema, onde comanda os treinos da equipe, ele explicou que o planejamento foi quebrado e, por isso, terá que refazer o cronograma para ter um grupo pronto contra a Bulgária, no dia 4 de junho, em Uberlândia.


- Dos jogadores que tenho até o momento, só o Wallace e o Murilo estão prontos para realizar qualquer tipo de trabalho. Os outros estão com limitações físicas ou técnicas, que só serão superadas com a sequência de treinos. Por isso, estamos revendo o cronograma para intensificar a preparação. Infelizmente, não conseguimos repetir o planejamento do ano passado, quando tivemos amistosos e torneios na Europa antes da estreia na Liga Mundial. Não teremos o melhor time na primeira rodada e este é um fato que me deixa preocupado.


Em 2009, o Brasil conseguiu fazer uma longa pré-temporada e ainda teve como ceder alguns jogadores para atuarem por seus clubes durante a temporada de seleção. Para o Mundial de Doha, a pedido do Florianópolis, Bernardinho liberou Bruninho, Éder, Lucão, Thiago Alves e Mário Jr. O oposto Leandro Vissotto também teve permissão para defender o Trentino, da Itália.


- Geralmente, conseguimos fazer uma boa preparação. Treinamos fundamento e ficamos dias concentrados. Em 2008, a nossa pré-temporada foi horrorosa e este ano, de novo, ela foi quebrada.


O treinador credita parte do problema de 2010 ao extenso período da Superliga - que tinha 17 equipes em disputa e durou cerca de sete meses -, o que só permitiu a apresentação dos seus principais jogadores em maio. Os que atuam no exterior ainda finalizam a temporada. Esta situação, no entanto, já era esperada por Bernardinho. O ponteiro Dante e os opostos Theo, Leandro Vissotto e João Paulo Tavares chegam a Saquarema na próxima semana.


Problemas físicos também preocupam Bernardinho


O levantador Marlon se recupera de uma fratura no quarto metacarpo da mão direita e ainda não treina com bolas. Nesta semana, fortes dores na região lombar tiraram o líbero Serginho dos treinos.


- Vamos ter que selecionar os jogadores que estiverem em melhores condições para as primeiras partidas. Não podemos correr riscos de perder alguém por mais tempo - garantiu o treinador, explicando que, apesar de o Campeonato Mundial ser o principal objetivo do ano, a Liga Mundial não será deixada de lado.

Nenhum comentário: