sexta-feira, 8 de julho de 2011

CIRCUITO MUNDIAL DE VÔLEI DE PRAIA: Ricardo deixa o parceiro Márcio para fazer dupla com Pedro Solberg

Campeão olímpico em Atenas e bicampeão mundial, Ricardo é o novo parceiro do carioca Pedro Solberg, que anunciou, nesta quarta-feira, o fim da parceria com Pedro Cunha. Esta será a segunda vez que os atletas integrarão a mesma equipe. Em 2010, Ricardo e Pedro Solberg atuaram juntos por quatro meses. Foi a terceira troca de parceria do baiano, que fez história jogando ao lado de Emanuel. Desde abril do último ano, ele atuava ao lado de Márcio, medalhista de prata em Pequim-2008.


Ricardo e Pedro Solberg anunciaram a reedição da dupla pouco menos de dois meses depois de o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ary Graça, anunciar sua intenção de fazer uma intervenção no vôlei de praia brasileiro. Na ocasião, o dirigente afirmara que pretende usar um sistema de convocações com base nos rankings da IFVB para definir os quatro jogadores que representarão o Brasil nas Olimpíadas. A mudança de duplas aconteceu justamente um ano antes dos Jogos Olímpicos de Londres.


Coincidência ou não, Pedro Solberg está se juntando a um parceiro que está 44 posições acima do seu ex-companheiro no ranking técnico individual da IFVB. Enquanto Ricardo está em quarto com 2.800 pontos, Pedro Cunha está na modesta 48ª posição, com 910 pontos. Ricardo, por sua vez, junta-se a um parceiro menos bem colocado no ranking, já que Solberg está 15º, com 1.800 pontos. No entanto, o carioca é o quinto brasileiro mais bem colocado, uma vez que apenas Márcio (terceiro), Alisson (quinto) e Emanuel (sexto) compõem o grupo dos mais bem classificados do Brasil. A CBV negou qualquer tipo de orientação ou interferência na formação da nova dupla.


Ricardo, que está em Gstaad, na Suíça, para a disputa de uma etapa do Circuito Mundial, alegou motivos familiares para a mudança de parceiro.

- Conversei com o Márcio antes do Campeonato Mundial de Roma, expliquei a ele que estava com alguns problemas pessoais e estava difícil demais para mim dividir o treino entre João Pessoa, onde eu moro, e em Fortaleza, onde ele mora. Estou precisando ficar mais perto da minha família, estou com um filho pequeno e é preciso equilibrar o lado profissional com o lado pessoal. Expliquei que o melhor a fazer era fecharmos bem essa série de Grand Slams, e desfazer a dupla depois - afirmou Ricardo.

O jogador revelou também que a parceria com Márcio será mantida até a etapa de Moscou, na próxima semana.

- Tivemos resultados muito bons até agora, como a medalha de prata no Campeonato Mundial e o título em Stavanger, e isso foi muito importante para nós dois. Vamos jogar juntos até Moscou, terminar esse ciclo no Circuito Mundial e lutar para estar no pódio, brigar pelo título aqui na Suíça e na Rússia - comentou o baiano.

Segundo Ricardo, o convite para a formação da nova dupla partiu de Pedro Solberg, que se propôs a morar em João Pessoa para treinar junto do parceiro.

- O Pedro Solberg me procurou, disse que estava com o parceiro machucado, e que queria retomar a parceria que formamos no início do ano. Ele se propôs a ir morar em João Pessoa e, para mim, isso é o ideal no momento, treinar num centro só. Ele me disse que conversaria com o seu time para resolver essa situação. Entre eu e o Márcio já estava combinado há algumas semanas, vamos juntos até Moscou, depois desfazemos a parceria - finalizou.

Pedro Cunha lamenta o fim da dupla

Pela segunda vez, Pedro Solberg desfez uma parceria com Pedro Cunha. Em 2009, eles decidiram o título do Rei da Praia e faziam uma boa temporada, até que Cunha teve uma fratura por estresse na tíbia da perna esquerda, em Stavanger (Noruega), lesão que o obrigou a parar por seis meses. Pedro então, tratou de desfazer a parceria, refeita no início deste ano. O novo rompimento, deixou Pedro Cunha bastante chateado.

- Ele me ligou na noite desta quarta-feira para me comunicar que estava mudando de time. Já imaginava que isso fosse acontecer, pois havia muitos boatos de que ele e o Ricardo estavam querendo formar nova dupla. Ele não especificou muito o motivo do fim, mas fiquei chateado porque é a segunda vez que isso acontece e eu tinha planos a curto prazo para o time - afirmou Cunha, que está lesionado, mas está apto a atuar na próxima etapa do Circuito Mundial.

Aborrecido com o episódio, o jogador ainda não começou a pensar em um novo parceiro.

- Estou esperando esfriar os ânimos para ver com quem eu vou jogar - finalizou Pedro Cunha.

Fonte: Globo.com.

Nenhum comentário: