quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Seleção Masculina - Dante chega à Copa América de vôlei como mais experiente da seleção

Na preparação para a disputa da Copa América de Vôlei, que acontece de 24 a 28 deste mês, em Cuiabá (MT), a seleção brasileira contará com a grande experiência de pelo menos um de seus jogadores nesta competição. Dante já participou quatro vezes do torneio e parte para a quinta. O recorde vem na busca da quebra de um tabu, o primeiro título brasileiro em casa.

Apesar de brigar pelo tetracampeonato - venceu em 1998, 1999 e 2001 -, o Brasil nunca conseguiu vencer a Copa América jogando no Brasil. Na edição de 2005, quando aconteceram partidas em São Leopoldo (RS) e Manaus (AM), a equipe ficou com o segundo lugar, ao ser superada por Cuba.
Em 2007, os algozes foram os mesmos da final dos Jogos de Pequim, os Estados Unidos. Dante possui 50% de aproveitamento, com dois títulos e dois revezes. Na derrota de 2005 foi eleito melhor jogador da competição. E, para fechar bem a temporada de 2008, ele conta com a conquista de outra taça.

"Apesar de ser o último campeonato da seleção este ano, a Copa América será a primeira competição após a Olimpíada, e vai marcar o início de um novo ciclo", disse o ponta, em alusão a Londres-2012. Ele lembrou ainda que os norte-americanos podem voltar a ser uma pedra no sapato da equipe verde-amarela. "É sempre um grande jogo. Eles são muito experientes e jogam nos erros do rival. Mas temos que pensar primeiro no nosso time."

O Brasil, que ainda se recupera da prata em Pequim, mas mantém Bernardinho no comando, apresentou-se nesta terça-feira em Saquarema, no centro de treinamentos do Rio de Janeiro. Além de Dante, entre os medalhistas olímpicos estão o líbero Escadinha, o meio-de-rede Rodrigão, o oposto André Nascimento, o ponta Murilo e o levantador Bruno.

Logo após a Copa América, Dante viaja para se apresentar ao seu novo clube. Dois dias depois de encerrada sua participação ele se juntará ao Dínamo, de Moscou, na Rússia.

Nenhum comentário: