quarta-feira, 3 de junho de 2009

SUPERLIGA - Sada Cruzeiro traz Renato Felizardo da Itália

Após cinco anos na Itália, o meio-de-rede Renato Felizardo, um dos melhores de sua posição no Campeonato Italiano, retorna ao Brasil para defender o Sada Cruzeiro. Na última temporada, pelo Perugia, Renato Felizardo terminou a competição como o segundo melhor atacante, com 59,58% de aproveitamento. As negociações com o atleta foram concretizadas na última semana e Felizardo vai defender o Sada Cruzeiro até 2012. No próximo dia 8 de junho ele se apresenta ao time celeste, junto com o restante do elenco, no ginásio do Barro Preto, em Belo Horizonte (MG).

Depois de cinco edições disputando o campeonato considerado um dos mais fortes do mundo, Renato Felizardo marcou um total de 1.490 pontos, sendo 1.000 de ataque, 305 de bloqueio e 185 de saque. De todos os centrais brasileiros que atuam na Itália, o único que marcou mais pontos que Renato Felizardo foi Gustavo Endres, do Treviso.

Antes do Perugia, Renato Felizardo também defendeu os italianos Cuneo, Taranto e Valentia. Nos últimos anos ele sempre esteve entre os cinco primeiros de sua posição no campeonato nacional. Antes de ir para o exterior, Felizardo jogou na Ulbra por três temporadas consecutivas. Pelo time gaúcho foi campeão da Superliga na edição 2002/03 e vice na temporada 2003/04, a sua última no Brasil. Também teve passagens pelo Minas e Unisul.

Renato Felizardo se diz muito feliz em voltar a defender um clube brasileiro.

- A ansiedade já é grande de começar logo o trabalho. Estou muito feliz. Para mim, que sou mineiro, é uma alegria muito grande voltar para cá, jogando por um grande clube. Na Itália o nível do campeonato é um dos mais altos. Já consegui atingir uma certa maturidade na minha carreira e na vida pessoal. Eu sonhava em poder voltar para Belo Horizonte e agora, jogando em um time de grande porte no Brasil. Da forma que nosso time está sendo montado, com certeza vai brigar pelo título. Não tenho medo de falar isso - afirma Renato.

Aos 30 anos, o jogador de 2m diz que há um detalhe muito especial nessa volta ao Brasil.

- Sou mineiro de Belo Horizonte e o Cruzeiro sempre fez parte da minha família. É de coração mesmo. Como todo menino já sonhei em jogar futebol, mas não teve jeito. E eu nunca imaginei que um dia poderia defender o Cruzeiro no vôlei. Essa parceria é fantástica, é um sonho. O voleibol brasileiro só tem a ganhar. Espero que a torcida continue lotando os ginásios. Estou ansioso para começar logo a temporada e sentir o que é jogar pelo Cruzeiro - ressalta.

Para Flávio Pereira, diretor esportivo do Sada Cruzeiro, Renato Felizardo é um dos principais reforços do time para a próxima temporada.

- É um nome muito forte, um excepcional atleta, que tentamos trazer na última temporada e não conseguimos. Com certeza ele vai reforçar bastante o Sada Cruzeiro - disse.

Na última semana o Sada Cruzeiro anunciou a contratação do ponteiro Bruno Zanuto, repatriado da Holanda. O time também contratou o atacante Samuel, medalha de prata em Pequim, e o oposto Wallace, revelação da última Superliga.

O time ainda renovou com dez atletas, mantendo a base da temporada passada, com os levantadores Sandro e Murilo Radke, o oposto Leandrão, o líbero Polaco, os ponteiros Léo Mineiro, Vinícius e Koepp e os centrais Douglas Cordeiro, Pétrus e Aurélio.

Nenhum comentário: